Inovação: Uma nova ação que gera resultados

Estou aqui hoje para falar um pouquinho sobre inovação, ou melhor, como Inovar hoje! A primeira coisa que precisamos conceituar é o que é inovação. Vemos em nosso dia-a-dia uma grande dificuldade em desmitificar a inovação. Quando comentamos sobre o que é  inovação, para a maioria das pessoas, inovação é algo totalmente diferente e grandioso, nunca feito antes.

O conceito de inovação fica atrelado somente a inovação radical, mas existem outros tipos de inovação. Entendemos que tudo que você faz de diferente e que gera resultados, sejam eles econômicos (dinheiro entrando no caixa da empresa) melhoria de processos, melhoria nas condições de trabalho dos colaboradores, um novo produto melhorado, tudo isso é inovação.

Resumindo, a inovação é transformar novas ideias em resultado, gerar mudanças para o mercado, em produto, processo ou serviço, que tenha benefícios ou ganhos econômico, financeiros, sociais ou ambientais.

Mas como fazer isso na prática, no dia-a-dia?

Pensa comigo: a inovação está diretamente atrelada a criatividade e a novas ideias.

Mas como ser criativo? A criatividade acontece quando a gente “costura” as coisas, livros que lemos, viagens que fizemos, conversas que tivemos, experiências vividas, palestras que assistimos, eventos que participamos… O Cérebro criativo é um monte de abas abertas, várias caixinhas. Quando a gente para tudo, desliga o celular e olha para algo que precisa ser melhorado, seja um problema para resolver ou uma nova oportunidade, as ideias começam a aparecer. Fazer brainstorming, a popular tempestades de ideias, ajuda muito, .

Tem uma frase que eu gosto muito que diz assim: “muitos viram a maçã cair, mas Isac Newton foi o primeiro a se questionar o motivo”. A gente precisa parar e pensar, pois o ócio é criativo. Se estivermos 100% do tempo ocupados e focados, não pensaremos em como fazer diferente. Na incerteza, os indivíduos criam instintos inovadores; na rotina padrões, repetitivos. Precisamos sair da rotina!

Quando você precisa resolver um problema, por exemplo, você tem várias opções: ignorar o problema, negar que ele existe, culpar os outros, o governo, a economia, ou assumir a responsabilidade e tentar resolver ele. É nesse momento que juntamos a criatividade e inovação para fazer acontecer. E resolver um problema tirando a ideia do papel e colocando pra rodar! Mas como tirar a ideia do papel?

Podemos seguir 5 passos para resolver um problema e inovar, pense no problema (melhorar um processo por exemplo):

✅ Passo 1: Coloque sua ideia no papel de forma organizada, e responda:

  Passo 2: Converse sobre sua ideia, busque insights:
Se você tem receio de falar abertamente sobre sua ideia, fale com pessoas de confiança, mas é muito importante discutir sobre, sempre alguém irá acrescentar alguma coisa que você não havia pensado. Faça perguntas para outra pessoa, como se ele fosse seu cliente: Quais diferenciais ele gostaria de ver no seu produto? Se for um processo, converse com alguém de um setor próximo que te ajude a pensar.

  Passo 3: Defina prioridades:
Estabeleça metas e ações, priorizando cada ação da lista que você fez no passo 1.
Se você tem uma ideia e não sabe como executá-la, mas quer tirá-la do papel, você precisa “quebrar” ela em partes, tornar o mais simplificado possível, mas para não se perder é preciso priorizar.
Faça um roteiro do seu processo, com todas as etapas. Elencando-as por ordem de prioridade você terá um planejamento. Minha sugestão é colocar datas e responsáveis (caso tenha mais pessoas participando com você). Um 5W2H por exemplo: quem, quando, onde, como, por que?

  Passo 4: Feito é melhor que perfeito:

Comece, vá testando e melhorando.
Não espere sua ideia estar perfeita para colocar o plano em ação. Não é fazer malfeito, é fazer de forma simples. Quando a gente decide fazer de verdade, vamos melhorando com o tempo…

Testar, errar, aprender, melhorar, testar de novo… Tudo isso faz parte do processo de Inovar!

Por Eline Casasola, CEO da Atitude Inovação.

Compartilhe!