Você já ouviu falar em Inovação aberta?

A inovação aberta ou Open Innovation é um termo criado por Henry Chesbroug, um pesquisador da Harvard Business School que fomenta a inovação de uma maneira mais colaborativa. A conexão da empresa com parceiros externos, sem depender somente da equipe interna, como por exemplo clientes, fornecedores, órgãos públicos, startups e universidades.

Entendemos que muitos negócios preferem guardar suas ideias a sete chaves, ok!? Concordo que há muitas ideias que realmente precisam de patente antes de serem abertas como um todo, mas vamos pensar de uma forma mais abrangente: a inovação aberta é uma mudança de mindset, ela gera valor a ambos os lados (empresa x universidade por exemplo) por meio do compartilhamento do conhecimento.

Vamos lá! Partindo da premissa que a universidade é uma grande fonte de inovação, (por fomentar o conhecimento, a pesquisa…) as empresas, por outro lado, estão sedentas por inovar. Tudo que é produzido na universidade (trabalhos de conclusão de cursos, pesquisas, dissertações, testes…) precisa ser aproveitado cada vez mais. É muito conhecimento e dedicação empregado, este link onde conectamos a empresa com uma necessidade real e o acadêmico com fome de conhecimento, de buscar e implementar, faz com que problemas reais sejam resolvidos. Bom para todos os lados, certo?

Oportuniza de um lado o acadêmico ter o conhecimento prático e vivenciar, além da teoria os percalços da mão na massa. Sabemos que a teoria por si é correta, mas ela geralmente não leva em conta algo muito importante: a prática é aplicada com pessoas, e pessoas precisam ser gerenciadas para que fomentem um resultado em comum. Essa interação faz com que a inovação aconteça de uma forma mais avançada, criando cases que podem ser reaplicados.

Quais os benefícios para a empresa? Entre outros, uma grande vantagem competitiva, redução do tempo e custo para inovar, abertura de novos mercados, novos modelos de negócio, novas fontes de receita, além da possibilidade de encontrar mentes brilhantes que podem ser contratadas (o que ajuda a elevar o nível de conhecimento da empresa como um todo).

As parcerias fomentam a cultura de inovação, buscando sempre formas de fazer diferente. É um ciclo que faz a roda girar. O mundo é cada vez mais colaborativo, a integração entre as partes é uma estratégia disruptiva e de descentralização, onde gera valor a todos que participam do processo.

Como começar? Testando! Minha sugestão é: escolha um problema para solucionar na sua empresa, entre em contato com a universidade e busque parcerias para te ajudar a resolver esse problema. Elaborem juntos um plano de ação e teste, você nunca vai saber se não tentar. Agora uma coisa eu posso te garantir: você não saberá o poder e a transformação que a inovação pode gerar, até começar a inovar.

Por Eline Casasola, CEO da Atitude Inovação.

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