Vamos falar de inovação!

Muito se fala em inovação, ela faz parte do processo histórico da humanidade, e permeia a evolução humana, foi e é necessária para estar onde estamos e continuar esse crescimento. Do mesmo modo que o homem atua sobre a natureza, transformando-a, e modificando o ambiente em que vive, ele pode agir sobre si próprio alterando seu processo de desenvolvimento.

Dessa forma a inovação está presente em nosso dia a dia mesmo nas atividades mais simples que desempenhamos. Para a maioria das pessoas, ainda, inovar é fazer algo totalmente diferente e grandioso, nunca feito antes, reinventar a roda sabe? Queremos desmistificar isso, vem comigo nesse texto sobre: o que é inovação?

Analisamos alguns conteúdos, divulgados, sobre as produções acadêmicas de diferentes áreas do conhecimento e o termo inovação possui caráter diverso. Ao mesmo tempo, indicam um conceito global de inovação, que se difere do conceito radical, de que inovar é criar algo totalmente novo, mas parte do entendimento de que é um processo de melhoria de um produto ou processo, basicamente.

Partindo desse conceito, de que a inovação parte da necessidade de resolução de um problema real, pode-se destacar que a inovação é necessária para a vida humana à medida em que os meios e objetos com que operam já não atendem às suas necessidades. Aí está a razão das inovações, as mudanças podem ocorrer tendo em vista melhorias, por isso ela está diretamente atrelada à criatividade e a novas ideias. Já parou para pensar, na sua rotina, em que momentos precisou modificar suas ações tendo em vista a necessidade de fazer diferente e/ou a resolução de algum problema? Ou ainda, algo que possa ser modificado para facilitar suas ações e o seu dia? Aí está a razão do processo de inovação, vamos discutir um pouco mais sobre isso…

O processo criativo envolve copiar, modificar, transformar, com o objetivo de melhorar algo que já existe. As boas ideias são palpites que se juntam para criar algo. É uma ação criativa que gera resultados, desde que, a ideia saia do papel e seja executada, gerando benefícios sejam eles econômicos, ou na melhoria de processos, na melhoria das condições de trabalho dos colaboradores, um novo produto melhorado. Inovar exige tempo, é um processo de testar, errar, aprender, melhorar, testar de novo… Tudo isso faz parte do processo de Inovar! O emprego da inovação em diferentes áreas do conhecimento, demonstra um conceito de inovação social, aberta, sustentável e ambiental, voltado para os diferentes modos de utilizar a inovação de acordo com a sua real necessidade.

E aí, após a leitura, conseguiu identificar alguma ação, um objeto ou algo que possa inovar (melhorar, criar, transformar) no seu dia? Espero que tenha contribuído para que, você perceba que inovar vai muito além do que criar algo extraordinário, nunca visto, ou para gerar apenas ganhos econômicos. Mas que vai ao encontro das necessidades reais de todos.

Por Camila Taglietti, Auxiliar de Projetos e Eline Casasola, CEO da Atitude Inovação.

Compartilhe!