Você já percebeu como a tecnologia tem impactado diretamente na vida das pessoas? Na forma como nos relacionamos com o mundo, na comunicação, no acesso à informação e nas relações de trabalho. A ampliação e a facilidade que possuímos ao acesso à internet, por meio do celular, por exemplo, têm contribuído de forma direta para a abertura de novas relações de negócios no meio digital.
Então, se você passa mais tempo utilizando o celular, as empresas necessariamente precisam se adaptar a tal situação. As mudanças rápidas e dinâmicas, exigem a capacidade das empresas de lidar com o incerto constantemente. Em um mercado cada vez mais globalizado e competitivo é preciso buscar novas alternativas, seja para gestão, produção e comercialização dos produtos ou serviços. A inovação tecnológica tem se apresentado como um fator crucial nesse cenário pela abertura de novas oportunidades.
Mas, o que é inovação tecnológica? É necessário conceituar para contextualizar e compreender. A inovação tecnológica pode ser entendida como o desenvolvimento ou implementação de produtos, serviços ou processos produtivos tecnológicos. É a utilização de novas soluções diante de diferentes contextos e necessidades das empresas ou de seus clientes.
A inovação em novos produtos e processos é uma das principais fontes de vantagem competitiva para empresas de todos os setores. Ao inovar, as empresas podem oferecer produtos e serviços melhores, mais eficientes e mais acessíveis aos seus clientes. Isso pode levar a um aumento nas vendas, nos lucros e na participação de mercado. Consegue perceber como a tecnologia tem impactado de forma positiva toda estrutura e organização das empresas, no alcance de melhores resultados? Por isso, a adoção da inovação tecnológica nas empresas está essencialmente ligada às estratégias de diferenciação, competitividade e crescimento dos negócios.
Esse contexto, nos faz pensar, quais estratégias tecnológicas inovadoras têm maior visibilidade no mercado hoje? Inteligência artificial (IA), Big Data, Internet das coisas (IoT), Realidade aumentada (AR), Realidade virtual (VR), Business Intelligence (BI), são algumas tendências tecnológicas que possibilitam coletar e analisar dados relevantes sobre seu público alvo, o que facilita o desenvolvimento de estratégias digitais e potencializa relações.
Os dados coletados, também estão sendo utilizados para criar campanhas de marketing mais eficazes. Um exemplo prático, que podemos citar neste momento, é o grande sucesso do filme da Barbie, o mais aguardado do ano. A estratégia de lançamento adotada entre Mattel (fabricante de brinquedos) com a Warner Bros (companhia cinematográfica), resultou em um trabalho que une storytelling, nostalgia e branding. Você certamente ficou um tanto quanto curioso, para assistir o filme.
Muito mais do que um filme que busca alavancar a venda das Barbies, o longa-metragem chega com a estratégia de afirmar todo o branding da personagem. São dezenas de licenciamentos, marcas de roupas, cosméticos, passando ainda por categorias como alimentação, higiene e, claro, brinquedos. O Barbiecore, estilo colorido que envolve a personagem, foi abraçado no mundo todo e conquistou adultos e crianças.
O buzz nas mídias digitais alcançou todos os públicos e o mercado. O hype criado, tornou praticamente impossível para os consumidores olhar para os lados sem enxergar algo rosa. Portanto, se parece que você está vendo a Barbie em todos os lugares, não está imaginando coisas.
Este exemplo demonstra como a tecnologia e a inovação estão cada vez mais presentes no nosso contexto social, gerando transformações inovadoras no ambiente em que estamos inseridos. O processo de transformação digital se torna necessário para as empresas buscarem melhorar suas estratégias e gerar soluções inovadoras. Por isso, é importante que você esteja atento às mudanças tecnológicas, pois elas influenciam no seu dia a dia.