Inovação começa com o básico bem feito

Como começar pelo básico em qualquer negócio? Seja de qualquer porte ou segmento, penso que… começando pelo porquê do seu negócio existir.

Qual o seu alvo? Para que você trabalha todo dia? Onde quer chegar com sua empresa? E como fazer isso acontecer? Certo, eu sei que já comecei com muitas perguntas… parece tão clichê, mas você tem essas respostas no seu negócio?

Na época de final de ano, as empresas fazem seu planejamento, ou pelo menos pensa em algumas ações para o próximo ano. Acredito que não existe um momento certo para fazer o planejamento estratégico, com a velocidade das mudanças isso é constante.  Mas saber onde se quer chegar e como fazer para isso acontecer é o básico. Isso precisa estar claro não somente para o dono, empreendedor ou a direção da empresa, mas para todo o time, assim todos irão jogar juntos. Sabendo qual a direção correta, é possível acompanhar os resultados e corrigir a rota sempre que necessário.

Quando isso tudo está claro, a inovação começa a acontecer de uma forma automática, pensa comigo! Se você tem um alvo, um objetivo e NÃO está atingindo ele, como vai agir para conseguir chegar nos resultados? o que irá fazer?

Pensar em uma estratégia diferente, certo? Aí que começa a diversão. Partindo da premissa de que inovação é uma nova ação que gera resultados. Seu time vai pensar diferente, para atingir os resultados e aí começa a inovar. Esse momento é bem importante, pois quando tentamos coisas novas, não temos a certeza se isso vai dar certo ou não (pois estamos mudando a estratégia e tentando algo novo, um caminho ainda incerto), precisamos então estar abertos ao erro! Sim!

Se você condena o erro, você se fecha para novas possibilidades e limita seu time de pensar e fazer diferente. Ninguém vai tentar algo novo em uma empresa que condena o erro! Ninguém vai querer se arriscar. Agora algo bem importante. Quando você errar ou quando seu time errar, pense rapidamente como mudar isso, como corrigir e testar novamente. Esse processo precisa ser rápido. Se quando alguém erra, chama o time, explica o que aconteceu e pede ajuda para solucionar e tentar novamente, isso automaticamente vai mudando a cultura da empresa. Não estou dizendo que esse processo é simples e rápido, mas que já vi ele acontecer em muitas empresas e quanto mais a empresa e o time se abre para isso, mais ele cresce e mais a empresa cresce.

A estratégia é o mapa que conduz ao destino final e a inovação é a passagem para novos destinos. As empresas que inovam ficam sempre em posição de vantagem. As pessoas que se permitem tentar e errar, sempre estarão pensando em como fazer diferente. É por meio das ideias, dos problemas, das tecnologias e principalmente das pessoas que a inovação acontece. As pessoas são o centro de tudo, e a cultura da inovação começa com os valores da empresa, com pequenos hábitos, valorizando as ideias, colocando a mão na massa, com o objetivo de gerar mais resultados para todos. Não dá para iniciar a construção de uma casa pelo telhado, da mesma forma que não dá para inovar sem fazer o básico bem feito.

Por Eline Casasola, CEO da Atitude Inovação.

Compartilhe!